terça-feira, 9 de agosto de 2011

Banco Local de Voluntariado de Sintra dinamiza Acções de Capacitação de Voluntários

A formação é um recurso indispensável para uma actuação qualificada, responsável e para a segurança dos voluntários e dos beneficiários das acções de voluntariado. Uma formação geral, ministrada antes do exercício do voluntariado, permite clarificar o papel do voluntário, orientar para os vários domínios de voluntariado e formas de actuação.
É com base nesta premissa que o Banco Local de Voluntariado de Sintra dinamiza Acções de Capacitação de Voluntários que têm que ser frequentadas por todos os candidatos a voluntários, antes de serem encaminhados para qualquer instituição/organização.
Esta formação recorre a metodologias dinâmicas e participativas que, partindo dos conhecimentos e representações dos candidatos a voluntários, promovam uma reflexão pessoal e conjunta de todos os participantes, bem como, a aquisição e desenvolvimento de competências.
A próxima Acção de Capacitação será realizada em duas fases que terão lugar nos dias 5 e 7 de Setembro, no Palácio de Valenças sito na Rua Visconde de Monserrate (Junto ao Museu do Brinquedo), no centro histórico de Sintra.

A Acção de Capacitação de Voluntários terá o seguinte programa:
Dia 5 de Setembro
Hora
Módulo
18h00m
Acolhimento

18h10m

Apresentação e expectativas

18h40m

Motivações para o Voluntariado

Dia 7 de Setembro
Hora
Módulo
18h00m
Acolhimento

18h10m
Responsabilidade dos voluntários e das instituições/organizações

19h00m

Código Ético do Voluntário

19h50m
Encerramento


Caso tenham voluntários que queiram encaminhar para esta acção agradecemos a confirmação da sua presença até ao dia 2 de Setembro, através do telefone n.º 219236010 na pessoa de Dr.ª Catarina Beja, ou do e-mail blvoluntariado@cm-sintra.pt. Informamos que estão disponíveis 20 vagas para esta Acção de Capacitação, pelo que solicitamos a sua confirmação tão breve quanto possível.

Banco Local de Voluntariado de Sintra
Departamento de Acção Social, Saúde e Habitação
Divisão de Saúde e Acção Social
Câmara Municipal de Sintra
Tel. 219236010 / 219236008
Fax. 219236038
Descrição: Ano Europeu do Voluntariado 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário