terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prémios Do Something!

Prémios Do Something!
Jovens que mais se destacaram como agentes de mudança na sua causa ou área de intervenção serão distinguidos.
Promotor: Do Something!
Contactos: T. 21 386 84 04 / Tm: 91 878 64 50| @: premios@dosomething.pt

Os atletas têm as Olimpíadas. Os cantores os Grammys e os actores os Óscares.
Os jovens que mudam o mundo têm os Prémios Do Somehting!
Podes concorrer se...
  • Já criaste o teu próprio projecto,
  • Fazes algo para melhorar a tua comunidade,
  • Ou és voluntário numa organização.
Esta iniciativa tem por objectivo identificar, reconhecer e apoiar jovens doer's no crescimento e aumento de impacto dos seus projectos.
Para isso, serão distinguidos 6 jovens que mais se destacaram ao longo do ano como agentes de mudança na sua causa ou área de intervenção. São jovens com impacto nas suas comunidades e que inspiram os outros com a sua acção.
Há seis categorias a concurso:
  1. Ambiente,
  2. Artes & Desporto,
  3. Comunidade,
  4. Embaixador Do Something,
  5. Empreendedorismo,
  6. Melhor uso da Tecnologia.

Para te candidatares a um dos Prémios Do Something precisas de:
  • Ter menos de 30 anos (feitos até 19/11/2011);
  • Ter nacionalidade Portuguesa ou ser residente em Portugal Continental e Ilhas;
  • Ser fundador ou co-fundador de um projecto/organização com impacto social numa das 6 categorias dos Prémios Do Something OU 
  • Ser voluntário numa organização e ter implementado um projecto ou melhoria significativa dentro da organização.
Se achas que tens o que é preciso para ser um dos vencedores dos Prémios Do Something candidata-te até 16 de Outubro, preenchendo o Formulário de Candidatura.
Se, por outro lado, conheces alguém com potencial e que achas que se devia candidatar, preenche o Formulário de Nomeação. A equipa Do Something encarrega-se de o incentivar a candidatar-se.
Os vencedores vão receber prémios no valor de 1.000€ para investirem nos seus projectos, organizações ou em formação.
A cerimónia de entrega dos Prémios decorre a 19 de Novembro no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Mais informações:
» Página oficial dos Prémios Do Something
» Regulamento

ONU procura licenciados portugueses

 ONU procura licenciados portugueses
Os pré-seleccionados serão chamados a realizar um exame em Dezembro.
Promotor: Nações Unidas

A ONU está à procura de jovens licenciados portugueses com habilitações nas áreas de jornalismo e relações públicas, administração empresarial, estatística e e assuntos humanitários.
Portugal é assim um dos países incluídos este ano no "Programa de Jovens Profissionais", para preenchimento de mais de 125 posições na organização internacional. Entre os departamentos que procuram preencher vagas estão os de Informação Pública, Gestão e Assuntos Económicos e Sociais.
Para te candidatares, tens de obedecer aos seguintes requisitos:
  • ter habilitação universitária relevante para a área profissional a que te candidatas,
  • 32 anos completados este ano ou menos (só podem concorrer jovens nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1979),
  • falar fluentemente inglês e/ou francês.
As candidaturas devem ser enviadas até 10 de Setembro, exclusivamente através do site da ONU, tendo em atenção que não são aceites candidaturas múltiplas (só podes inscrever-te para uma posição).
Os pré-seleccionados serão chamados a realizar um exame no dia 7 de Dezembro, que deverá decorrer em Lisboa (o local de realização do exame está dependente do número de candidatos).
O exame, que decorre em simultâneo em mais de 70 países, testa conhecimentos gerais, pensamento analítico, capacidade de planeamento, além de cultura sobre assuntos internacionais.
Na página do Programa de Jovens Profissionais encontras tudo o que precisas sobre as candidaturas, os exames e as vagas.
Agarrra esta oportunidade!

Calendário Escolar para 2011/2012

 Calendário Escolar para 2011/2012
Promotor: Ministério da Educação e Ciência

No ano lectivo 2011/2012, as aulas vão começar entre 8 e 15 de Setembro nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
De acordo com o calendário escolar, publicado em Diário da República pelo Ministério da Educação e Ciência, os alunos dos 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos acabam as aulas a 8 de Junho e os outros anos lectivos do ensino básico e do ensino secundário terminam no dia 15 do mesmo mês.
Estão previstos 3 períodos de interrupção:
  
1.º Período
Entre 8 e 15 de Setembro a 16 de Dezembro de 2011
2.º Período
3 de Janeiro a 23 de Março de 2012
3.º Período
10 de Abril a 8 de Junho de 2012 para 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade
10 de Abril a 15 de Junho de 2012 para 1.º, 2.º, 3.º, 4.º 5.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade


Já as actividades educativas do pré-escolar terminam a 6 de Julho de 2012, com as seguintes interrupções:
 
Interrupções das actividades educativas
5 dias úteis (seguidos ou interpolados) 
 1.º
 Entre 19 e 30 de Dezembro de 2011
 2.º
 Entre 20 e 22 de Fevereiro de 2012, inclusive
 3.º
 Entre 26 de Março e 9 de Abril de 2012, inclusive


Para consultares o calendário na integra, que inclui o funcionamento dos estabelecimentos particulares do ensino especial, vai a http://www.min-edu.pt/ ou consulta o Despacho publicado em Diário da República.

Voluntariado Intergeracional Recados & Companhia


  Voluntariado Intergeracional Recados & Companhia

Procuramos 60 jovens voluntários para colaborarem com pessoas idosas! Sê solidário, colabora!
 
Local: Porto, Gaia, Matosinhos, Loures, Sintra e Setúbal Promotor: IPJ e ISS
Contactos: Linha da Juventude 707 20 30 30

“Recados & Companhia” é um projecto de voluntariado intergeracional para jovens dos 16 aos 30 anos, inclusivé, que decorre de 1 de Setembro de 2011 a 31 de Janeiro de 2012!
Tem por objectivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (65 e mais anos), em situação de isolamento e/ou solidão.
Esta rede de solidariedade é promovida por jovens voluntários que irão:
  • conversar;
  • fazer companhia;
  • ler o jornal / livros / revistas;
  • acompanhar nas suas actividades de vida diária e em momentos de lazer, como fazer compras, ir ao médico, ir ao cinema / teatro, realizar passeios, entre outros.
Assim, 60 Voluntários divididos em equipas de 10 voluntários (6 equipas formadas por 8 voluntários e 2 voluntários coordenadores) apoiarão 240 idosos dos concelhos de:
  • Gaia,
  • Loures,
  • Matosinhos,
  • Porto,
  • Setúbal e
  • Sintra.

| Duração dos projectos de voluntariado |
  • De 1 de Setembro de 2011 a 31 de Janeiro de 2012 durante 4 horas diárias (entre as 8h e as 19h, nos dias úteis)

| Quem pode participar |
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos com disponibilidade durante o período referido, bem como para o dia da formação.

| Inscrição |
Para te inscreveres, deverás descarregar este formulário, preenchê-lo e enviá-lo por email para os serviços do IPJ do Porto, Lisboa e Setúbal.
Lisboa | Parque Expo - ipj.lisboa@ipj.pt
Setúbal - ipj.setubal@ipj.pt
Porto - ipj.porto@ipj.pt
Deverás também enviar, obrigatoriamente, o teu curriculum vitae.

| Selecção |
A selecção de voluntários tem duas fases: pré selecção e selecção.
  • A fase de pré-selecção decorrerá a partir de 17 de Agosto e terá como critérios a proximidade geográfica, disponibilidade, experiência anterior em voluntariado e especificamente no apoio a idosos.
  • A fase de selecção decorrerá a partir de dia 22 de Agosto e será realizada uma avaliação curricular e entrevista. Nesta fase serão seleccionados os voluntários coordenadores.
São responsáveis pela selecção o IPJ e o ISS – Instituto da Segurança Social,I.P.

| Formação |
A formação dos voluntários decorrerá no Porto (dia 1 de Setembro) e em Lisboa (dia 5 de Setembro) nas instalações dos serviços regionais do IPJ.
Se fores menor, deves entregar esta declaração, assinada pelo teu encarregado de educação, ao teu formador do IPJ.
A formação será realizada pelo IPJ e pelo ISS – Instituto da Segurança Social,I.P.

| Direitos dos voluntários |
  • Seguro;
  • Certificado de participação;
  • Ressarcimento de despesas inadiáveis à execução do projecto num valor máximo de 8 €/dia.

Inscreve-te já!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ministério da Educação encerra quatro escolas do básico em Sintra

Notícia em Tudo Sobre Sintra.
 
"O Ministério da Educação acabou de anunciar o encerramento de quase 300 escolas do primeiro ciclo do básico. (...) Nos arredores de Lisboa fecham 4 escolas em Sintra, 2 em Oeiras e 1 em Almada. Os alunos que frequentavam estas escolas vão iniciar o novo ano letivo em centros escolares ou escolas com infraestruturas e recursos que, de acordo com o Ministério, permitem melhores condições de ensino e de sucesso escolar. Esta reorganização da rede vai prosseguir no próximo ano letivo."

Lisboa será palco de cinema ao ar livre durante o Verão

Do dia 13 de Agosto a 11 de Setembro, vários locais em Lisboa projectarão vários filmes portugueses e estrangeiros. Em parceria com museus, comunidades e instituições como o Instituto do Cinema e Audiovisual ou a Cinemateca Portuguesa, a Direcção Municipal da Cultura e a EGEAC (da Câmara Municipal de Lisboa) organizam aquilo que chamam “Fitas na Rua”. A entrada é livre.

Houve um tempo em que o cinema era exibido em grandes salas, com grandes telas para plateias repletas. Nesse tempo, em Portugal, havia cinema ambulante pelas aldeias. Em qualquer contexto o cinema era festa, acontecimento social e espaço de encontro”, lemos no programa “Lisboa na Rua”. O Fitas na Rua apresenta-se assim como um “tributo a esses tempos e aos seus heróis: os realizadores, os actores, os projeccionistas, as salas de cinema.”
Pretendendo divulgar “o cinema como acto colectivo”, o Fitas na Rua trará para as ruas “cinema europeu, Hollywood, Bollywood e muito cinema português. Ficções, cinema mudo, documentários, animações e curtas-metragens”.

Veja aqui a lista completa das projecções, que ocorrerão a partir das 22 horas:
13 de Agosto – Praça do Intendente- “Outside” (2008), de Sérgio Cruz – 15’- “O Tigre e o Dragão” (2000), de Ang Lee – 115’
14 de Agosto – Jardim do Campo de Santa Clara- “M. Nasceu No Fundo do Mar” (2009), de Doutor Divago – 7’
- “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008), de Miguel Gomes – 150’
19 de Agosto – Praça do Rossio- “Tu, Que Vives” (2007), de Roy Andersson – 95’
20 de Agosto – Arco da Rua Augusta- “Smolik” (2009), de Cristiano Mourato – 8’
- “Umrao Jaan” (2006), de J. P. Dutta – 188’
21 de Agosto – Travessa dos Teatros- “Pickpocket” (2010), de João Figueiras – 20’- “Kilas, o Mau da Fita” (1980), de José Fonseca e Costa – 124’
27 de Agosto – Mercado de Benfica- “Estudo de Mercado” (2010), de Regina Guimarães e Saguenail – 11’30’’
- “Os Respigadores e a Respigadora” (2000), de Agnès Varda – 82’
28 de Agosto – Jardim da Praça das Amoreiras- “Os Crimes de Diogo Alves” (1911), de João Tavares – 23’- “Ma Femme Chamada Bicho” (1976), de José Álvaro Morais – 79’
3 de Setembro – Esplanada do Parque Eduardo VII- “Fuera do Cuadro” (2010), de Márcio Laranjeira – 9'25''
- “Felizes Juntos” (1997), de Wong Kar-Wai – 96’
4 de Setembro – Jardim de Campolide- “Mercúrio” (2010), de Sandro Aguilar – 18’- “Playtime – Vida Moderna” (1967), de Jacques Tati – 125’
10 de Setembro – Bairro Padre Cruz (Carnide)- “O Castigo” (2010), de João Martins e alunos do 3ºA, EB1 nº167 Bairro Padre Cruz  – 11’- “História Trágica com Final Feliz” (2005), de Regina Pessoa – 7'46''
- “Por Favor Rebobine” (2008), de Michel Gondry – 97’
11 de Setembro – Arco da Praça de Espanha- “O Homem da Cabeça de Papelão” (2010), de Luís da Matta Almeida e Pedro Lino – 9'13''
- “Roma” (1972), de Federico Fellini – 128’

22º CONCURSO NACIONAL DE BANDA DESENHADA AMADORA 2011

1) ENTIDADE PROMOTORA

a) Em busca de novos valores, incentivando a produção da Banda Desenhada e proporcionando a sua apresentação pública, a Câmara Municipal da Amadora, (CMA) promove o presente concurso de Banda Desenhada, inserido no 22º Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada ‘2011, a decorrer nesta cidade entre os dias 21 de Outubro e 6 de Novembro.

2) TEMA DO CONCURSO
a) Na edição de 2011, o tema do concurso é “O Humor é uma coisa séria”.

3) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
a) Podem concorrer todos os autores que tenham mais de 12 anos.
b) Os concorrentes podem apresentar bandas desenhadas realizadas individualmente ou em equipa, com texto em língua portuguesa.
c) Cada concorrente, ou equipa, pode participar com uma banda desenhada.
d) Os concorrentes são divididos em três escalões etários, conforme as idades, consideradas à data marcada como dia limite para recepção das bandas desenhadas.
e) Os escalões são ordenados dentro dos seguintes limites:
Escalão A - dos 17 aos 30 anos
Escalão A+ - a partir dos 31 anos (sem BDs publicadas em álbum e que nunca tenham sido premiados pelo Amadora BD).
Escalão B - dos 12 aos 16 anos
f) Caso haja prorrogação de prazo, é considerada a nova data para efeitos de cumprimento dos limites etários estabelecidos.
g) Em relação às equipas, a colocação no respectivo escalão é feita atendendo à idade do mais velho dos seus elementos.

4) ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
a) Cada banda desenhada é constituída por 4 pranchas originais inéditas, produzidas nos últimos dois anos, e que podem ser a preto e branco ou a cores.
b) O formato das pranchas a concurso deve ser A4 (210x297mm) ou A3 (420x297mm).
c) As quatro pranchas têm de estar numeradas.
d) A primeira e a última prancha, sendo o princípio e fim da narrativa, deverão apresentar características próprias da linguagem da 9ª arte, nomeadamente: esclarecer graficamente o início da história da primeira página com cabeçalho e título ou outra forma que o autor julgue mais adequada; o final da narrativa na última página deverá ser claro.
e) Os concorrentes devem ter a noção que, em caso de publicação, as legendas, textos de balões e restante letragem terão de ser legíveis no formato A4, em particular os que originalmente são feitos em A3 que terão de ser reduzidos para metade, pelo que o júri tomará em conta este factor na selecção dos trabalhos;
f) Os textos, quando os houver, devem ser apresentados, quer pelos concorrentes portugueses quer pelos estrangeiros, em português (excepção para expressões avulso, onomatopeias ou estrangeirismos). A legendagem tem que ser facilmente legível por todas as pessoas.
g) Os erros ortográficos e gramaticais pesarão nas decisões do júri, especialmente em caso de empate entre dois ou mais concorrentes.
h) Os autores devem fazer duas fotocópias de cada prancha, ficando uma em seu poder e enviando a outra juntamente com o original.
i) As pranchas não podem estar assinadas. Os concorrentes devem deixar um pequeno espaço em branco em cada uma delas a fim de posteriormente as assinarem, para efeitos de exposição ou publicação.
j) No caso de se tratarem de pranchas feitas anteriormente e já assinadas, a assinatura deve ser coberta por uma tira de papel opaco ou por um guache branco.
k) Todas as pranchas e respectivas cópias devem estar numeradas legivelmente e identificadas com o pseudónimo e escalão no verso.
l) O pseudónimo deve ser totalmente original, não podendo ter sido utilizado anteriormente pelo(s) autor(es).

5) CALENDÁRIO
a) A data limite para entrega dos trabalhos na CMA – CNBDI é o dia 12 de Setembro de 2011 até às 17:00 horas.
b) No caso das bandas desenhadas serem enviadas pelo correio, independentemente da data constante no carimbo dos correios, os participantes / autores nacionais e do estrangeiro terão de se assegurar que a BD concorrente chegará à organização sedeada no CNBDI da Amadora até ao dia 12 de Setembro de 2011, independentemente da data do selo de correio nacional ou internacional.
c) Os trabalhos que cheguem depois desta data, não serão considerados pelo júri, sendo devolvidos ao(s) concorrente(s).
d) A CMA - CNBDI não se responsabiliza por qualquer trabalho que chegue após o dia da reunião de Júri, independentemente da data de carimbo dos correios.
e) Os trabalhos que não forem premiados serão devolvidos pela CMA por correio registado aos concorrentes.
f) A CMA não se responsabiliza pelos trabalhos que não forem levantados nas respectivas estações dos correios.
g) A partir do dia 15 de Dezembro a CMA / Amadora BD não se responsabiliza pelo estado de conservação e pela devolução dos trabalhos que não forem levantados nas respectivas estações dos correios.

6) INSCRIÇÃO
a) Para efeitos de participação, os concorrentes devem recortar ou fotocopiar o cupão publicado nestas normas, preenchê-lo e enviá-lo juntamente com uma fotocópia legível do Cartão de Cidadão [ou Bilhete de Identidade (BI) + cartão de Número de Identificação Fiscal, (NIF, vulgo Cartão de Contribuinte)].
b) As inscrições apenas se consideram válidas após a recepção da obra concorrente e de todos os documentos solicitados, não sendo suficiente o envio do cupão.
c) Os trabalhos concorrentes, devem ser enviados ou entregues directamente até 12 de Setembro de 2011 (dias úteis, entre as 10:00 e as 17:00 horas), a:

22º Concurso de BD
Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada
CMA/CNBDI - Av. do Brasil, 52-A
2700-134 AMADORA/PORTUGAL

7) EXPOSIÇÃO DE OBRAS
a) Todos os trabalhos inscritos para o concurso estão sujeitos a pré-selecção do júri em função do espaço disponível para exposição.
b) A montagem e desmontagem da exposição com os trabalhos que participam no concurso e seleccionados pelo júri é da exclusiva responsabilidade da CMA.
c) A exposição estará patente durante o 22º Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada.
d) A organização faz o seguro de todas as obras presentes. É também da sua responsabilidade instalar no recinto da exposição um sistema de vigilância.

8) JÚRI
a) O júri deste concurso é constituído pelo director do Amadora BD que o preside, um autor de BD, um autor do Cartoon, um argumentista, um crítico e estudioso de BD, um crítico e estudioso do Cartoon/Caricatura, um representante da imprensa, um criador e investigador de fanzines, o comissário da exposição central do Amadora BD e um professor de uma escola secundária da Amadora.
b) Ao júri cabe realizar a pré-selecção para exposição, decidir e ordenar os trabalhos premiados.
c) Ao júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer ou algum dos prémios se o mérito dos trabalhos não o justificar.
d) O júri reúne em Setembro de 2011.
e) Das decisões do júri não haverá recurso.

9) PRÉMIOS
a) Porque a BD é antes de mais uma arte para ser fruída através da sua publicação, a organização, realizará todos os esforços com o objectivo de editar os trabalhos premiados.
b) Os prémios pecuniários são distribuídos da seguinte forma:

ESCALÃO A ESCALÃO A+ ESCALÃO B
1º Prémio – € 1.000,00 Prémio Único – € 1.000,00 1º Prémio – € 750,00
2º Prémio – € 750,00 2º Prémio – € 600,00
3º Prémio – € 600,00 3º Prémio – € 500,00

c) Será evitado pelo júri a atribuição de mais que um prémio para o mesmo lugar.
d) Caso se justifique, o júri poderá distinguir alguns trabalhos com a designação de Menção Honrosa, sem a atribuição de prémios ou troféus.

10) NOTAS FINAIS
a) Os originais das bandas desenhadas premiadas são propriedade da entidade promotora.
b) Todos os concorrentes têm direito a catálogo do Festival e entrada livre em todas as iniciativas do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, devendo para tal identificar-se e solicitá-lo na recepção do evento.
c) Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela entidade organizadora, não havendo recurso das decisões do Júri.
d) A apresentação dos trabalhos representa a aceitação plena das presentes normas regulamentares por parte dos concorrentes a este concurso.




Read more: Leituras de BD http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2011/08/22-concurso-nacional-de-banda-desenhada.html#ixzz1UoGrJis6

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SINTRA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

Os Espaços Jovens Municipais vão ser palco de diversas actividades integradas na celebração do Dia Internacional da Juventude, efeméride que se assinala manhã, dia 12 de Agosto.
Assim, na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, entre as 15H00 e as 19H00, os jovens munícipes poderão experimentar aulas de dança, videojogos e ténis de mesa. Entre as 15h00 e as 18h00, junto à Loja Ponto Já, em Rio de Mouro, será possível a prática do BTT (Circuito), Ténis de Mesa e Badminton.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Banco Local de Voluntariado de Sintra dinamiza Acções de Capacitação de Voluntários

A formação é um recurso indispensável para uma actuação qualificada, responsável e para a segurança dos voluntários e dos beneficiários das acções de voluntariado. Uma formação geral, ministrada antes do exercício do voluntariado, permite clarificar o papel do voluntário, orientar para os vários domínios de voluntariado e formas de actuação.
É com base nesta premissa que o Banco Local de Voluntariado de Sintra dinamiza Acções de Capacitação de Voluntários que têm que ser frequentadas por todos os candidatos a voluntários, antes de serem encaminhados para qualquer instituição/organização.
Esta formação recorre a metodologias dinâmicas e participativas que, partindo dos conhecimentos e representações dos candidatos a voluntários, promovam uma reflexão pessoal e conjunta de todos os participantes, bem como, a aquisição e desenvolvimento de competências.
A próxima Acção de Capacitação será realizada em duas fases que terão lugar nos dias 5 e 7 de Setembro, no Palácio de Valenças sito na Rua Visconde de Monserrate (Junto ao Museu do Brinquedo), no centro histórico de Sintra.

A Acção de Capacitação de Voluntários terá o seguinte programa:
Dia 5 de Setembro
Hora
Módulo
18h00m
Acolhimento

18h10m

Apresentação e expectativas

18h40m

Motivações para o Voluntariado

Dia 7 de Setembro
Hora
Módulo
18h00m
Acolhimento

18h10m
Responsabilidade dos voluntários e das instituições/organizações

19h00m

Código Ético do Voluntário

19h50m
Encerramento


Caso tenham voluntários que queiram encaminhar para esta acção agradecemos a confirmação da sua presença até ao dia 2 de Setembro, através do telefone n.º 219236010 na pessoa de Dr.ª Catarina Beja, ou do e-mail blvoluntariado@cm-sintra.pt. Informamos que estão disponíveis 20 vagas para esta Acção de Capacitação, pelo que solicitamos a sua confirmação tão breve quanto possível.

Banco Local de Voluntariado de Sintra
Departamento de Acção Social, Saúde e Habitação
Divisão de Saúde e Acção Social
Câmara Municipal de Sintra
Tel. 219236010 / 219236008
Fax. 219236038
Descrição: Ano Europeu do Voluntariado 2011


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Secundária de Leal da Câmara, uma escola a Ler+

Dia 6 de Julho de 2011 a Escola foi oficialmente convidada a integrar, no ano lectivo 2011/2012, o Projecto aLer+. Este Projecto, da iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e da Fundação Calouste Gulbenkian e foi concebido com base no projecto do Reino Unido, Reading Connnects – National Reading Trust. Criado há três anos atrás, integra 77 escolas e, a partir do próximo ano lectivo, mais 5 escolas, uma das quais a Leal da Câmara. Na área da biblioteca escolar constitui o maior galardão que lhe poderia ter sido atribuído e este reconhecimento foi-lhe dado publicamente no III Encontro do Projecto aLer+ que teve lugar dia 15 de Julho, na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa.

Neste encontro estiveram presentes, para além da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a directora geral da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Alexandra Marques. O Senhor Comissário do PNL, referindo-se às escolas que integram este Projecto, denominou-as “faróis, escolas inspiradoras que exercem um efeito de contágio, levando a leitura a extravasar o seu território e a infiltrar-se nas outras escolas e na comunidade”. Neste Encontro, no qual a Escola participou, foi já anunciada a data da Conferência Anual aLer+ que vai ter lugar no Instituto Calouste Gulbenkian em Lisboa: dias 13 e 14 de Setembro.

Face à oportunidade de integrar esta rede nacional de escolas leitoras, cabe à Leal a responsabilidade de mobilizar e desenvolver as vontades e as capacidades de todos aqueles que a constituem para que todos saibam ler mais e melhor na Escola e para além dela.

professora Liliana Silva
 
Em BE:CRE.

Dínamo recruta Coordenador/a Administrativo/a Adjunto/a

A Dínamo, associação juvenil sem fins lucrativos, responsável pela implementação da estratégia "Sintra também é Tua!", recomendada oficialmente pelo Conselho da Europa e co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretende recrutar um/a Coordenador/a Administrativo/a Adjunto/a para colaboração directa com o seu secretariado e Direcção, através de Estágio Profissional.
Esta é uma rara oportunidade para desenvolver competências de liderança e gestão administrativa num contexto de rara oferta de postos de emprego: uma associação juvenil, que gere dezenas de projectos por ano, enquadrados em pelo menos 4 programas de co-financiamento (Comissão Europeia, Conselho da Europa (CdE), Gulbenkian, Câmara Municipal de Sintra).
Funções:
- Prestar apoio na gestão da organização, nomeadamente no acompanhamento e execução da sua estratégia de acção e da sua componente financeira;
- Prestar apoio na gestão da camada associativa da organização e dos seus voluntários;
- Prestar apoio na gestão de projectos da organização, nomeadamente através da produção de candidaturas a programas de financiamento, seu acompanhamento, elaboração de relatórios, e execução financeira, de acordo com as indicações e orientações da Direcção;
- Prestar apoio administrativo, incluíndo relacionamento com o público e instituições em geral;
- Prestar apoio logístico em actividades levadas a cabo pela organização;
- Assegurar o funcionamento e andamento administrativo da organização e do seu programa nos momentos em que parte da equipa esteja em actividades externas;
- Administrar a correspondência institucional da Dínamo e dar-lhe o encaminhamento correcto;
- Analisar e preparar documentos relevantes para o trabalho da Dínamo;
- Estabelecer contactos institucionais;
- Prestar apoio na gestão do arquivo documental da Dínamo;
- Preparar informação para estar disponível no site da Dínamo, actualizando-o.

Perfil e competências:
- Licenciatura ou competências na área das ciências sociais (comunicação, sociologia, ciências da educação, ciência política);
- Domínio oral e escrito do Português. Facilidade de redacção de textos (vários tipos: notícias, artigos, relatórios, ofícios, etc.) e capacidade de síntese;
- Bons conhecimentos das TIC;
- Bons conhecimentos de Inglês;
- Ter iniciativa, autonomia e sentido de organização, ser capaz de estabelecer prioridades;
- Capacidade para desenvolver pesquisas, reunir, analisar e resumir informação;
- Coordenação e gestão de projectos;
- Experiência de trabalho em ONG é valorizada;
- Capacidade para desempenhar diferentes tarefas em simultâneo, consoante o fluxo de trabalho da Dínamo e as necessidades que surgirem.
- Conhecimentos básicos de fiscalidade e contabilidade são valorizados;
- Disponibilidade para trabalhar aos fins-de-semana nas actividades da Dínamo;
- Disponibilidade para viajar;
- Experiência de trabalho em ONG é valorizada;
- Estar em condições elegíveis para realização de estágio profissional.
Enviar candidatura, com carta de motivação e CV para recrutamento@dinamo.pt com o Titulo: “Coordenador/a Administrativo/a Adjunto/a”.

As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 22 de Agosto. Apenas os/as candidatos/as seleccionados/as serão contactados/as.
Remuneração e duração: conforme regulamento do programa de estágios profissionais (IEFP).

http://www.dinamo.pt/
info@dinamo.pt

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gulbenkian co-financia estratégia da Dínamo

A Fundação Calouste Gulbenkian confirmou o seu apoio à Dínamo para a prossecução da estratégia "Sintra também é Tua!", recomendada oficialmente pelo Conselho da Europa.

Passados 5 anos da conversa de café entre jovens, que iria conduzir à constituição da Dínamo, este importante apoio da Fundação Gulbenkian abre portas para uma nova fase desta associação juvenil, onde a participação juvenil na sociedade civil ocupará um lugar de destaque.
A estratégia "Sintra também é Tua!" arrancou no início de 2011 e já está em andamento desde então.
Os 3 eixos de acção dos projectos/actividades previstos na "Sintra também é Tua!" são:

Eixo 1:  Empoderamento de jovens e desenvolvimento comunitário local – visa-se desenvolver actividades e dar apoio ao desenvolvimento de actividades que promovam o empoderamento de jovens, nomeadamente através de intercâmbios, iniciativas comunitárias e outras actividades educativas.
Eixo 2: Promoção de mecanismos e condições necessárias para a participação juvenil – visa-se promover a criação (ou manutenção/melhoramento) de mecanismos para a participação juvenil no Concelho de Sintra aumentando, ao mesmo tempo, a sensibilidade pública à importância da participação dos jovens na sociedade civil e às condições  necessárias para que a mesma possa acontecer.
Eixo 3: Capacitação para o trabalho socio-educativo com jovens visa-se capacitar trabalhadores socio-educativos que trabalhem ou desejem trabalhar com jovens, através de formações seguindo os princípios da educação não-Formal, potenciando a qualidade do seu trabalho e potenciando a multiplicação de boas práticas, nomeadamente nos domínios da participação juvenil e dos Direitos Humanos.
Com o apoio da Fundação Gulbenkian, a Dínamo está a um passo de estabelecer o seu centro de formação - totalmente dedicado aos jovens e à educação não-Formal - que pretende assumir-se como uma “escola” para a participação juvenil e cidadania activa em Sintra.
Este espaço permitirá também à Dínamo aumentar consideravelmente o número de jovens do Concelho envolvidos nas actividades e projectos promovidos.

A Dínamo irá também, em breve, criar postos de trabalho em Sintra, afectos à gestão e implementação do "Sintra também é Tua!".

*

A Dínamo agradece à Fundação Gulbenkian e à empenhada equipa do Programa de Desenvolvimento Humano, pelo reconhecimento e crédito dados ao nosso ambicioso projecto.
Entretanto, a Escola Secundária de Leal da Câmara – entusiasta e de uma infinita generosidade para com a Dínamo, desde o seu nascimento – foi também sensível a este recente reconhecimento e já garantiu um espaço provisório para que a Dínamo possa ter um espaço administrativo, com carácter de urgência e até ao final de Agosto de 2011.
A Dínamo aguarda entretanto cedência de espaço por parte da Câmara Municipal de Sintra para poder desenvolver o seu trabalho com as condições necessárias e numa desejável cooperação protocolada entre as duas entidades.

*

Algumas das actividades integrantes da estratégia "Sintra também é Tua!" que já aconteceram ou que estão já em decurso são:
Eixo 1
- Intercâmbio Juvenil "Interacto"
- Workshops Aprendizagem e Diálogo Intercultural e Teatro-Fórum sobre 'Discriminação' no "Tapada em Festa"
- Intercâmbio Juvenil Europeu “TOxChange - Um projecto de Teatro do Oprimido e Inclusão Social” (candidaturas abertas até dia 11 de Agosto).

Eixo 2
- Redes Regionais para uma Participação Juvenil Significativa (longo-termo).

Eixo 3:
- Formação em Teatro do Oprimido.
- Formação de Formadores para a Participação Juvenil (longo-termo).

Voluntários para a Bienal EXD’11 & YOU, precisam-se!

A experimentadesign, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, procura voluntários dinâmicos e motivados para integrar a equipa da Bienal de 2011. Se os temas relacionados com o design, a arquitectura e a cultura de projecto fazem parte dos seus interesses e paixões, esta é sem dúvida a oportunidade para estar por dentro do evento!

http://anossalisboa.cm-lisboa.pt/index.php?id=1885&tx_ttnews[tt_news]=6555

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Casa da Juventude, Tapada das Mercês

A Casa da Juventude é um espaço da Câmara Municipal de Sintra, concebido para conciliar o lazer e a formação.
A Casa da Juventude tem disponíveis as seguintes valências:
  • Centro de Documentação Técnico/Temático
    Com consulta de jornais diários e semanários, funciona também como sala de estudo.
  • Centro de Informática/Internet
    Dispõe de vários computadores com acesso gratuito à Internet, em banda larga.
  • Videoteca - Fonoteca
    Postos individuais de visionamento de filmes e audição de música.
  • Ponto de Encontro
    O local ideal para conversar e conviver.

Morada:
Rua Padre Alberto Neto. Tapada das Mercês (Edificio do Mercado Municipal)
2725 - 531 Mem Martins
Telef: 219 267 080
Fax: 219 267 099
email: djud@cm-sintra.pt

Horário:
De Terça a Sexta: das 10h às 20h
Aos Sábados: das 14h às 20h

TOxChange - Portugal

A Associação Juvenil Dínamo, sedeada em Rio de Mouro, vai levar a a cabo um intercâmbio dos jovens projecto de inclusão social, denominado TOxChange . Este projecto  é a consequência do intercâmbio que aconteceu no passado ano de 2010 – OUTxChange – que juntou vários jovens da Dínamo na Polónia para abordar o teatro de rua. Os participantes cedo se descobriram que esse seria o mote para um próximo intercâmbio, desta vez com dois novos parceiros (Roménia e Itália). As candidaturas estão abertas até dia 11 de Agosto e o projecto tem um custo de participação de 60€.

Para mais informações: info@dinamo.pt

Secret(s) Human Graphic Project

Qual é o teu maior segredo?
aquele que omites ou que até és capaz de mentir para o manteres bem guardado? Será ele o teu maior sonho? O teu pesadelo? O que te faz ou já fez feliz?...

Participa neste Projecto Internacional e envia o teu maior segredo, anonimamente para o

Secret(s) Human Graphic Project
Apartado 52016
1721-501 Lisboa - Portugal

Podes enviar por escrito (num postal ou carta), ou realizares graficamente o que quizeres para o transmitir (em forma de desenho, colagens, orgami, fotografia,  diário gráfico ou onde a imaginação te levar).
Divulga este projecto pelos teus contactos...e... convida os teus pais, amigos, filhos e avós a paticiparem.
Este vai ser um projecto que vais poder seguir através do facebook
Obrigado pela tua participação!

Mais Informações: shumangp@gmail.com