terça-feira, 19 de março de 2013

Oficina de Escrita na Casa da Juventude

Com o objectivo Fomentar a criatividade, numa vertente cultural, mas também prática, orientada para temáticas de interesse de e para a juventude, a Casa da Juventude vai promover uma Oficina de Escrita durante o mês de Maio. Destina-se ao público em geral, a partir dos 14 anos, e decorrerá todas as terças e quintas-feiras do mês, com inicio dia 2 e excepto dia 21, das 18h às 20h.

A Oficina de Escrita será composta por 8 Módulos, em que se explorará diversas vertentes da composição escrita, através da transmissão de noções teóricas e de diversos exercícios práticos. 

Estas possuem a seguinte calendarização:

02 de Maio: Apresentação e recomendação de leituras;
07 de Maio: Noções de comunicação e a importância da gramática;
09 de Maio: Aquisição de vocabulário;
14 de Maio: Tipologias de texto;
16 de Maio: Criar personagens;
23 de Maio: Enredo e diálogos;
28 de Maio: Desafio de Escrita;
30 de Maio: Partilha de ideias e avaliação da Oficina de Escrita.

A participação é gratuita e os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição disponível em http://desportoejuventude.cm-sintra.pt/ , ou enviar os seus dados (Nome, idade, ocupação, nível de escolaridade, contacto telefónico, endereço electrónico) até dia 29 de abril para o endereço djud.actividades@cm-sintra.pt.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Portal divulga ofertas de ensino superior na Europa

O portal www.studyportals.eu compila diversa informação sobre uma variedade de oportunidades de estudo no mercado do ensino superior europeu. Actualmente, é possível aceder informação na áreas de Bacharelato, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos, Bolsas, Formação de curta duração, e  E-learning  Pretende ser um estímulo e uma ferramenta de informação para que os estudantes oriundos do território europeu encetem estudos internacionais, ajudando igualmente as instituições de ensino no seu processo de marketing e recrutamento.

Sessões Temáticas nas Escolas

A Divisão de Juventude e Desporto da autarquia dinamiza nas escolas, diversas sessões temáticas, cujo objectivo principal é dotar os jovens de informações e indicações que lhes permitam retirar o máximo proveito sobre situações concretas na conquista de um posto de trabalho.
Nas sessões serão abordados temos como “Elaboração de Currículos e Cartas de Apresentação”, “Posturas em entrevistas de Emprego e em contexto de trabalho ou estágio” e “Como desenvolver projetos e respetivos orçamentos”.
O projeto já esteve em duas escolas do concelho (Escola Secundária Gama Barros e Escola Básica 2.3 Escultor Francisco dos Santos), num total de 209 participantes em 11 sessões, que abrangeram 10 turmas de áreas como Gestão, Desporto, Ação Educativa, Saúde, Comércio e Informática.
Neste segundo trimestre, o projeto estará em três escolas do concelho (Escola Secundária Padre Alberto Neto e Escolas Básicas 2.3 Ruy Belo e Visconde de Jerumenha), num total de 340 participações em 16 sessões, que abrangem 13 turmas de áreas como Gestão, Design, Práticas comerciais e administrativas.
As sessões, uma por turma, destinam-se a jovens da comunidade escolar, sobretudo em anos finais do 3º ciclo e secundário e em cursos profissionais.
Os professores interessados devem preencher a word Ficha de Inscrição (MS Word) enviando-a para o email djud.actividades@cm-sintra.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
A inscrição só será considerada válida se completamente preenchida e confirmada pelos serviços, via e-mail.